A REDE PORTUSPARK
PARQUES E INCUBADORAS
Avepark e SpinPark
Brigantia EcoPark
Creative Science Park
FeiraPark
Instituto Empresarial do Minho
Instituto Empresarial do Tâmega
Régia-Douro Park
Sanjotec
Tecmaia
Moveltex
UPTEC
 

O projeto da Fábrica de Santo Thyrso, enquanto polo de acolhimento de empresas criativas e inovadoras, resulta de um ambicioso processo de regeneração urbana que a Câmara Municipal de Santo Tirso tem vindo a levar a cabo desde o início da década de 90.


Tendo sido uma das mais emblemáticas fábricas têxteis do Vale do Ave, coração da indústria têxtil e do vestuário portuguesa, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso assumiu-se, até ter falido em 1990, como um símbolo do progresso, motor do crescimento económico e promotor de importantes transformações sociais. Localizada na margem esquerda do Rio Ave, e próxima do centro da cidade, a fábrica constitui uma referência incontornável na memória coletiva de Santo Tirso.


Quando, em 1992, a autarquia liderada por Joaquim Couto decidiu avançar com um Plano de Urbanização das Margens do Ave (PUMA), a Fábrica de Santo Thyrso foi inserida nesta visão para a regeneração da área ribeirinha.


Seguiu-se um longo processo de negociação entre a autarquia e o Banco Pinto e Sotto Mayor, gestor da massa falida, que resultou na assinatura, em 1999, de um contrato promessa de doação de terrenos e edifícios ao Município, que veio a concretizar-se em 2003.


O projeto da Fábrica de Santo Thyrso inspirou-se então em algumas das mais interessantes políticas e estratégias de revitalização e desenvolvimento urbano atuais, com uma aposta clara na articulação entre o fomento de indústrias culturais e criativas nas cidades e os processos de regeneração urbana.


Neste sentido, a 28 de setembro de 2006, por iniciativa do Município de Santo Tirso, foi constituída a Fundação de Santo Thyrso, assumindo funções de promotora e gestora da Incubadora de Santo Tirso. Inaugurada em 2008, esta incubadora surge vocacionada para o acolhimento de empresas de base tecnológica. Na mesma altura, a Câmara Municipal formaliza a adesão à Portus Park e esta associação passa a fazer parte da Fundação de Santo Thyrso.


A reabilitação prossegue, com a inauguração da Nave Cultural, Centro Interpretativo da Indústria Têxtil e espaços comerciais e de restauração em 2012. Em 2013, são inauguradas as instalações da Incubadora de Moda e Design, que completam a primeira fase do desenvolvimento da Fábrica de Santo Thyrso enquanto Quarteirão Cultural e Criativo centrado Na Moda e do Design.


A procura do desenvolvimento de sinergias com o projeto da Incubadora de Moda e Design, e de fixação de empresas complementares aos projetos criativos alojados, acabam por conduzir ao alargamento do âmbito da Incubadora de Base Tecnológica a empresas com maiores índices de maturidade. É então adotado no final de 2013 o conceito de Centro de Empresas e Inovação, apostando na especialização em áreas como os têxteis técnicos e funcionais e áreas tecnológicas complementares à área da moda, como sejam as TICs, audiovisual e multimédia, fotografia, entre outras.


Em dezembro de 2015, inicia-se o processo de passagem da Fábrica de Santo Thyrso da Fundação de Santo Thyrso para a tutela da Câmara Municipal.

 

Os diferentes projetos que se inserem no processo de regeneração deste Quarteirão pretendem torná-lo simultaneamente, num espaço de trabalho, de negócios, de experimentação e inovação, de cultura, de fruição e lazer. Através desta dinâmica conjunta, diversificada e multifuncional (reunindo serviços, comércio e restauração) é possível favorecer um espaço criativo, sólido e atrativo, na Fábrica de Santo Thyrso, tendo por base atividades ligadas à área da Moda e ao Design.


Em 2015, a câmara municipal de Santo Tirso, no âmbito da dinamização económica e social do concelho, criou o Invest Santo Tirso -  Gabinete de Desenvolvimento Económico, protocolado com instituições setoriais com vista a diminuir a burocracia do serviço público, agilizando e facilitando o processo de criação de novos negócios.


O Invest Santo Tirso tem como objetivos acompanhar e orientar os potenciais investidores e as empresas instaladas na escolha do local da empresa; na agilização dos processos de obtenção de licenças e autorizações; no acesso a programas de incentivo à fixação de empresas de âmbito municipal, nacional e comunitário.


Este gabinete, atualmente instalado na Fábrica de Santo Thyrso vem potenciar o projeto em curso, o qual tem uma proposta inovadora e única, pois concentra no mesmo espaço as valências de formação, investigação, criação, produção (prototipagem), promoção, comunicação e comercialização ligadas ao têxtil e à moda, além de espaços para programação cultural e recreativa e atração de públicos.


Com este projeto o Concelho de Santo Tirso pretende voltar a afirmar-se como protagonista na revitalização de sectores chave para a economia da região e do país.



FÁBRICA SANTO THYRSO
Rua Dr. Oliveira Salazar, nº 88
4780 - 453 Santo Tirso

Tel: +351 252 809 120+351 252 809 120
Fax: +351 252 859 298
info@fabricasantothyrso.com

www.fabricasantothyrso.com