A REDE PORTUSPARK
REGIÃO NORTE

VENHA INVESTIR NA REGIÃO NORTE

 

A Região Norte de Portugal é um espaço onde vale a pena investir. Trata-se de uma região conhecida pela capacidade de trabalho e pelo empenho da sua população, onde a tradição e a modernidade se misturam de uma forma muito peculiar traduzindo-se num espaço único para viver, trabalhar, investir, de lazer e visitar.

A Região Norte sempre foi um dos pilares da economia portuguesa. Se no passado o modelo de desenvolvimento se baseava no baixo custo da mão-de-obra pouco qualificada, hoje, pelo contrário, vive num ciclo baseado na formação intensiva dos seus recursos humanos, colocando o conhecimento, a tecnologia e a inovação no centro das suas prioridades, numa verdadeira aposta nas pessoas e sua qualificação. 

Com redes de infra-estruturas, modernas e de elevado potencial, de ensino, de ciência, de saúde, de desporto, de cultura e de comunicações, é possível constatar que a Região Norte se tornou uma região que aposta no seu futuro de uma forma consistente e integrada rumo ao desenvolvimento sustentável.

A rede de ensino superior, de ciência e tecnologia, integrando as universidades e institutos politécnicos, os centros e os institutos de investigação, constituem hoje em dia um exemplo de qualidade e capacidade de ligação com as empresas, havendo mais projectos conjuntos entre as empresas e aquelas instituições de I&D. 

A aposta cada vez mais clara em actividades de investigação, desenvolvimento e inovação conduziu à criação e formalização de sistemas de financiamento e de incentivos financeiros e fiscais, com a criação de mecanismos de facilitação do financiamento destes projectos de conhecimento intensivo e de base tecnológica.

A PortusPark dispõe dos contactos e de instrumentos de negociação financeira, quer a nível dos programas comunitários, quer a nível de linhas de crédito de instituições financeiras e nacionais e internacionais, que constituem uma mais-valia que a Região Norte coloca à disposição de potenciais investidores.

A internacionalização coloca, às empresas da Região Norte, um conjunto de desafios entre os quais se podem destacar a visão estratégica sobre novas oportunidades de negócios, a capacidade de inovação, liderança e espírito empreendedor, a melhoria contínua da produtividade individual e a aptidão para a participação em redes de cooperação e de parcerias win-win.

É precisamente neste contexto, que a Rede de Parques de Ciência e Tecnologia da Região Norte PortusPark apoia a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica.

O futuro está nas nossas mãos e nas suas também ao apoiarmos investimentos baseados em investigação científica e empreendedores que pretendam iniciar uma ideia de negócio distinta no mercado e de base tecnológica.